Rui Luis

Rui Pedro dos Reis Baeta Luis
Nasceu em Lisboa em 1978. Dedica-se à fotografia há cerca de 10 anos. Completou o curso de Iniciação à Fotografia na Associação para a Promoção Cultural da Criança e o Curso de Fotografia Aplicada pela Junta de Freguesia de Carnide com o fotógrafo Luís Rocha da APAF. Realizou diversos workshops: Pintura de Fotografia a Preto e Branco com a fotografa Sheryl Windsor; Polaroid Transfer pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica; Organização e Disponibilização de Informação em Arquivos Fotográficos – Relato da Experiência do CPF – pelo Centro Português de Fotografia; Processos Fotográficos de Memória, Fotografia em Movimento, pelo CEM com o fotógrafo Luís Rocha.
Expõe desde 2000, tendo participado na Exposição dos alunos dos cursos de fotografia de Carnide, no Teatro de Carnide, nas exposições colectivas do MEF: Prazer & Dor, no Museu da Electricidade; Memórias do Eu, no Teatro a Barraca; Artes na Rua, na Galeria da Junta de Freguesia de Carnide; O Desassossego, na Galeria da Junta de Freguesia de Carnide; Artes na Rua, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade em Lisboa; Projecto Lisboa, na Estufa-fria de Lisboa. Participou na exposição colectiva no Panteão Nacional em Lisboa com o projecto Feira da Ladra e na V Bienal da Moita; expôs o seu projecto Be On Stage no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz e no Cine-Teatro Joaquim de Almeida no Montijo; Exposição individual na Livraria Trama com o trabalho “Santa Apolónia 6:41”; Exposição colectiva de fotografia “Periferias”.
Em 1999 obteve o 1º prémio da Maratona Fotográfica de Lisboa, em 2001 uma Menção Honrosa na VII Bienal de Vila Franca de Xira e em 2007 recebeu o 2º Prémio do concurso Novos Talentos Worten.
Desde 2005 trabalha como freelancer em fotografia de Dança, Teatro, Música e Arquitectura e publica fotografias em revistas e jornais, tal como a Elegy Ibérica. Trabalha também na área do web design e na gestão de uma empresa na área do comércio e turismo. É Co-fundador do MEF, do qual integra a Direcção.
Dinamiza desde 2005 o web site www.ideiasnoescuro.com e é co-fundador da Documenta Image – agência de serviços de imagem – e da MUDA (Movimento Urbano de Dependências Alternativas) – agência de Promoção, agenciamento de bandas, organização de eventos. Em 2010 cria uma revista em formato digital online de artes e espectáculos, a MUDA magazine da qual é o director.
Participou enquanto técnico de fotografia no MEF nos projectos Integrar pela Arte 2009-2010 e Intervir pela Arte 2009-2010.

Leave a Reply