Nasceu em 1981 e é associadas das Produções Fictícias desde 2005. Estudou Jornalismo nas Escola Superior de Comunicação Social e Guionismo na New York Film Academy. Foi copy da Cidade FM e da Rádio Comercial.
Susana Romana começou a sua carreira com uma composição sobre um cão com problemas digestivos. Não convenceu a Professora Maria do Carmo e teve Satisfaz Pouco. Apurou a sua criatividade ao ter de inventar desculpas para se baldar às aulas de Educação Física, mantendo até hoje o seu medo irracional de pelintros e espaldares. Andou equivocada no curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, mas depressa percebeu que o facto de gostar mais de inventar histórias do que relatar factos lhe traria uma carreira demasiado pródiga nos media portugueses e tomou a decisão cobarde: tornou-se guionista.
Foi copy da Cidade FM e da Rádio Comercial e juntou-se às Produções Fictícias como reforço no campeonato 2004/2005. Estudou guionismo na New York Film Academy. O momento alto da sua carreira foi ter escrito um sketch para o Natal dos Hospitais de 2009. Mas para lá de fazer as alegrias dos idosos, também escreveu imprensa (Inimigo Público, Bola, The Place), rádio (Portugalex, Condutoras de Domingo), televisão (Inspector Max, Liberdade 21, O Que Se Passou Foi Isto, Manobras de Diversão, Kulto TV, Leite Night Show), livros (Viver Com Um Adepto: Um Manual de Sobrevivência), teatro (Urgências, À Procura do FIM) e outras coisas que nunca viram a luz do dia. Entre vários outros projectos, trabalha presentemente para o canal Q, onde é coordenadora do “Inimigo Público”, e guionista do mockumentary “Isto É O Q”. Apresenta ainda a rubrica sobre cinema para adultos “Ponto Q”, incluída no magazine “A Rede”.